Novidades Landmark - O Grande Gatsby


A EDITORA LANDMARK APRESENTA A OBRA-PRIMA DE F. SCOTT FITZGERALD – O GRANDE GATSBY – UM DOS MAIORES CLÁSSICOS DA LITERATURA NORTE-AMERICANA EM UMA EXCLUSIVA EDIÇÃO DE LUXO EM CAPA DURA BILÍNGUE E LANÇAMENTO SIMULTÂNEO EM LIVRO DIGITAL EPUB.

Considerado pela “Modern Library” como segundo melhor romance de língua inglesa do século XX, e por seu autor como ‘algo novo – algo extraordinário, belo e simples’ a EDITORA LANDMARK lança em uma exclusiva edição bilíngue de luxo, em capa dura, “O Grande Gatsby”, obra-prima do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald.
Esta obra, uma das mais representativas do romance norte-americano, descreve a vida da alta sociedade, ambientado em Nova York e no litoral de Long Island, durante o verão de 1922, através de uma aguda reflexão crítica. Além de destacar brilhantemente uma sociedade obcecada por riqueza e status, o romance também apresenta os problemas da economia durante a Primeira Guerra Mundial, a proibição de bebidas alcoólicas, o aumento do crime organizado com o contrabando de bebidas, surgimento de novos milionários e a história de amor entre Jay Gatsby e Daisy.
Jay Gatsby e Daisy se conhecem cinco anos antes do começo da história. Ela é uma bela jovem Louisiana e Gatsby um jovem oficial da marinha sem qualquer riqueza, ambos se apaixonam. Porém enquanto Gatsby cumpre seu dever como oficial na Primeira Guerra, Daisy se casa com o bruto, intolerante, mas milionário Tom Buchanan. Após o término da Guerra Gatsby se dedica inteiramente a reconquistar o amor de Daisy. Ele se empenha em fazer fortuna, por qualquer meio que seja, e se torna um milionário independente. Em seguida, compra uma mansão vizinha à mansão de Daisy e seu marido, promove muitas festas com esperança de que Daisy compareça a uma delas. Quando finalmente eles se encontram, acontecimentos trágicos são postos em movimento. A história é contada através dos olhos do amigo e vizinho onipresente de Gatsby, Nick Carraway, que mora em uma casa humilde próxima a mansão e se indaga sobre a exuberância, prepotência e falta de cultura das demais personagens.
Com destaque para o ritmo do Jazz da época, “O Grande Gatsby” inicialmente não se popularizou em sua primeira edição, mas nas edições subsequentes tornou-se um dos maiores sucessos de F. Scott Fitzgerald, principalmente, após a morte do autor, quando foi relançado e difundiu-se rapidamente. Hoje em dia, “O Grande Gatsby” é considerado o Grande Romance Americano e de leitura padrão em escolas e universidades de todo mundo sobre a literatura dos Estados Unidos.
Foi adaptado seis vezes para o cinema, a primeira versão em 1926, estrelada por Warner Baxter e Lois Wilson (essa adaptação se perdeu e há apenas um trailer no arquivo nacional norte-americano). A versão mais popular é do diretor Jack Clayton, de 1974, com roteiro de Francis Coppola e tendo Robert Redford no papel principal. Em 2013 a mais recente versão produzida pela Warner Bros e dirigida pelo aclamado Baz Luhrmann, com estreia prevista para junho de 2013 nos cinemas brasileiros, tem os atores Leonardo Dicaprio (Jay Gatsby), Carey Mulligan (Daisy Buchanan), Tobey Maguire (Nick Carraway) e Joel Edgerton (Tom Buchanan) no elenco. Além das adaptações para o cinema, também foi adaptado para teatro, radio novelas, graphic novels, ballet e ópera, composta por John Harbison, cuja estreia ocorreu em 1999 pela New York Metropolitan Opera.



F. SCOTT FITZGERALD (1896-1940) considerado um dos escritores americanos mais importantes de todos os tempos, nasceu em Minnesota nos EUA. Ao longo de sua vida literária, escreveu cinco romances, outros cinco livros de contos, uma peça de teatro e um livro de ensaios. Mesmo não tendo uma vasta obra literária, seus livros tiveram impacto constante em todo o século XX, sendo o mais aclamado “O GRANDE GATSBY”. Filho de pai americano e mãe irlandesa, ingressou em Princeton, mas não chegou a terminar o curso. Suas fascinações eram para com a sociedade americana e nas angústias que essa sociedade vivia. Acometido por tuberculose, lançou-se ao alcoolismo, o que seria agravado pela esquizofrenia de sua esposa Zelda. Começou sua carreira literária em 1920, com a publicação de “Deste Lado do Paraíso”, obra que lhe deu grande popularidade e lhe abriu espaço em publicações de grande prestígio. Com a esposa, mudou-se para a França, onde concluiu, em 1925, seu terceiro e mais célebre d e romance, “O GRANDE GATSBY”, considerado pela crítica especializada como a obra-prima do escritor e uma das 100 melhores obras literárias de todos os tempos. Em 21 de dezembro de 1940, aos 44 anos, após comparecer à première do filme “This Thing Called Love”,  sofreu um ataque fulminante do coração, deixando inacabado seu último romance, “Os Amores do Último Magnata”.






O GRANDE GATSBY: THE GREAT GATSBY

F. SCOTT FITZGERALD

EDIÇÃO BILÍNGUE – PORTUGUÊS/ INGLÊS

2013 ° CAPA DURA – 16 CM X 23 CM ° 224 PÁGINAS 

ISBN 978-85-8070-011-4: PREÇO DE CAPA: R$ 30,00

e-ISBN 978-85-8070-012-1: PREÇO DE CAPA: R$ 9,80

LITERATURA INGLESA: ROMANCE ° TRADUÇÃO VERA SÍLVIA CAMARGO GUARNIERI 


0 comentários:

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|