Resenha - O Circo da Noite, Erin Morgenstern

Por Talita Helen



Resenha
O Circo da Noite

  Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

  O circo chega sem avisos, não há cartazes, num dia não há nada e no outro lá estão, as tendas listradas preto e branco, tudo é preto, branco e cinza, e o circo só abre ao anoitecer, e só fecha ao amanhecer, assim é o circo da noite.

  Por trás das tendas do circo, um duelo acontece, não um duelo aberto com combatentes frente a frente, mas um duelo de magia que dura anos. Celia e Marco foram treinados para se enfrentarem por quanto tempo for necessário, só um pode ganhar.

  Essa é a proposta do livro ‘O Circo da Noite’ e sinto em dizer que quem lê a sinopse pode ter uma idéia meio “errada” do livro, há sim, o tal duelo entre Celia e Marco, mas é algo lento que dura anos, sem ninguém saber, não é um duelo frente a frente, não há luta apenas magia. Cada nova tenda que surge no circo é uma parte do duelo entre eles, não há ação, entendem?

  Bem, percebi que muita gente se decepcionou com o livro, justamente por que ele não era bem o que se tratava na sinopse, eu não. Não me decepcionei como livro, eu gostei, e até marquei como favorito no Skoob. No livro há muitas histórias, não só a de Marco e Célia, mas cada personagem tem um espacinho no livro, que mostra a história pela visão de vários deles, e até mesmo do leitor, em algumas partes a autora meio que coloca o leitor no livro, narra os fatos como se o leitor fizesse parte, o que me agradou muito.

  O livro é muito detalhado, muito mesmo, o que para alguns pode ser cansativo, confesso que  demorei mais que o esperado para lê-lo (mais por questões pessoais)

  A história de Marco e Celia é bonita, aliás, para quem ainda não sacou, eles se apaixonam, ai já viu né. Mas, a história que mais gostei foi de Poppet e Bailey, Poppet é gêmea de Widget, os gêmeos que nasceram no dia da inauguração do circo e que também tem ‘poderes’ e Bailey é um apaixonado pelo Circo da Noite.

  Eu recomendo o livro para quem quer uma leitura mais tranquila, sem pressa, mais para passar o tempo mesmo.


Título Original: The Night Circus

Autor: Erin Morgenstern

Editora: Intrínseca








Virginiana. Bookaholic. Grifinoria. Narniana. Esmaltólotra. Chocólotra. Desastrada. Teimosa. Preguiçosa. Futura Arquivista. Sonhadora. Irônica da língua bem afiada. Em sua cabeça cria as mais inusitadas história e situações.  Twitter| Facebook| Skoob

5 comentários:

Fê Falleiro disse...

Estou super na dúvida se compro esse livro ou não. Não gosto muito de narrativas muito detalhistas mas a sinopse dele eu gosto, mas aí fico com medo pq como vc disse não é muito fiel a estória, ai ai que dúvida rsrsr

Tem promo lá no blog:
http://enquantoescrevoumlivro.blogspot.com.br/

Angela Graziela disse...

Estou louca para ler este livro
Ta todo mundo lendo e a capa é linda
E parece ser muito bom mesmo, com toda essa magia e rivalidade

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Rafaela Lopes disse...

Me segurei pra não ler sua resenha inteira, quando bati o olho na capa desse livro pensei: vou ler. Eu mal sabia do que se tratava ele, mas já queria, agora após ler algumas resenhas 'por cima' já sei mais ou menos sobre o que é, e como é, mas continuo me segurando, enfim assim que der eu leio.

Unknown disse...

Estou louca para ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade, parabéns pela resenha, muito boa, adorei.
Estou seguindo o blog.


Se quiser dá uma passadinha lá no blog =]
www.viagem-imaginaria.blogspot.com

Beijos

Thaís Varine disse...

Eu praticamente implorei pra minha mãe me dar esse livro de aniversário e no final foi meu irmão que me presenteou com ele ;D Ansiosa pra ler E gostar!! ;D

Beijos
http://osbastidoresdoamor.blogspot.com.br/

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|