Resenha - Divergente, Veronica Roth


DivergenteNuma Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – 
Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
Imagine viver numa sociedade dividida por facções, cada facção tem uma personalidade predominante entre seus membros. Na Chicago onde Beatrice mora, exitem cinco facções, a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Erudição e a Franqueza.

Tris vive com sua família na Abnegação, ela vive sem nenhum tipo de ostentação, só se olha no espelho no dia em que corta o cabelo e não tem nenhum tipo de vaidade, suas roupas são sempre da cor cinza...é assim que vivem os integrantes de sua facção.

Tris está completando 16 anos e chegou sua hora de escolher a qual facção ela irá fazer parte. Ela tem que passar por um teste que irá indicar a qual facção ela se encaixa, embora ela não tenha que necessariamente escolher essa facção.

É depois de realizar o teste que Tris ouve pela primeira vez o termo 'divergente' e descobre que são pessoas que têm afinidades com de uma facção, assim como ela. O problema é: ela não deve contar isso para ninguém, já que divergentes tendem a aparecer mortos.

Depois de fazer sua escolha Tris deve passar pelo teste da facção à qual ela escolheu, mas o teste não é nada fácil e tem consciência de que se não for bem, poderá ser expulsa e virar um sem-facção, e ser um sem-facção é pior do que a morte.

Divergente é uma distopia incrível!! Aos poucos vemos Tris passar de uma garota omissa à uma heroína de verdade,super recomendado para quem curte o gênero ;)

"Abro os olhos e lanço meu braço para a esquerda. O sangue pinga no carpete, entre os dois recipientes. Depois, com um suspiro que não consigo conter, lanço meu braço para a frente, e meu sangue faz as brasas chiarem.
Sou egoísta. Sou corajosa" Página 54

Título original: Divergent
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco



2 comentários:

Dudi Kobayashi disse...

oiii
ai, eu me apaixonei demais por essa série! Eu vi o trailer que vai sair desse livro, mas os personagens não são parecidos com o que eu imaginei ç.ç
mas ainda tenho expectativas de que seja tão bom quanto!!! ><
tem postagem nova no meu blog
espero sua visita
bjinhus

-TÍTULOS DE LIVROS

Anderson Branco disse...

Eu sou completamente viciado nessa trilogia, amei o livro e estou contando os segundos para o filme e para o último livro. Adorei a sua resenha!

Abraço, Anderson Vidal
Hooked for Books

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|